Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Porta Nobre

CONTRIBUTOS PARA A HISTÓRIA DA CIDADE DO PORTO

Breve nota sobre o hospital de Santo António

por Nuno V. Cruz, em 09.11.18

A fotografia que nesta publicação se pode observar, bastante antiga do Hospital de Santo António, tem o particular interessante de mostrar o não tão fotogénico terreno situado nas traseiras daquela casa. É da autoria de Frederick William Flower e pode-se localizar no tempo, com alguma probabilidade, nos primeiros anos da década de 50 do século XIX. Era naquela época conhecido como o Hospital da Misericórdia.

Fica claro por esta imagem que ainda se encontrava em construção, coisa que na verdade nunca foi finalizada; uma vez que o projeto inicial, como se sabe, propunha um edifício que se fechava sobre si próprio, de forma quadrada. O terreno livre que vemos em primeiro plano encontra-se hoje preenchido pelo novo edificado que ampliou esta instituição.

 

hospsa.JPG

 

Para se erguer o edifício naquele local foi necessário atulhar e consolidar com milhares de metros cúbicos de terra toda aquela área, composto de vários charcos com as nascentes do Carregal brotando à superfície e deslizando encosta abaixo formando o rio Frio, que ia desaguar lá ao fundo à praia de Miragaia...

 

Vigora ainda o mito que refere que o seu arquiteto - o inglês John Carr - tendo-o projetado para ser construído em tijolo como na sua Inglaterra natal, ficou chocado e admirado quando verificou in loco estar o edifício a ser construído em pedra! Mas... terá sido realmente assim?

 

 

___

NOTA: Esta pequena publicação, agora revisada, colhe a sua informação do vol. 7 do célebre Portugal Antigo e Modero de Pinho Leal, tendo sido originalmente colocada no blogspot em 15 de março de 2010.